A cantora britânica Adele perdeu na Justiça o direito de manter a música ‘Million Years Ago’ nas plataformas digitais, após um processo de plágio movido pelo sambista Toninho Geraes, autor da canção ‘Mulheres’, consagrada na voz de Martinho da Vila.
Segundo o portal Metrópoles, a música deverá ser retirada assim que os serviços forem notificados judicialmente. No entanto, a decisão não especifica uma data para o cumprimento da medida. Caso a determinação seja descumprida e a música continue disponível, Adele poderá ser multada em R$ 50 mil.
A sentença, assinada pelo juiz Victor Agustin Cunha, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, destaca que ‘Million Years Ago’, lançada em 2015 por Adele, apresenta fortes indícios “da quase integral consonância melódica” com ‘Mulheres’, composta por Geraes e imortalizada por Martinho da Vila.
O processo foi protocolado em fevereiro deste ano. Toninho Geraes reivindica R$ 1 milhão de indenização da cantora britânica, do produtor Greg Kurstin e das três gravadoras responsáveis pelos direitos da música.
Além da indenização, que poderá ser recalculada após nova determinação judicial, o sambista também solicita os direitos autorais da canção, com juros e correção monetária.