O Dia da Bandeira é comemorado nesta terça-feira, 19 de novembro, como simbologia criada para marcar o fim do Império e o início da República no país. É por este motivo que a comemoração é realizada quatro dias após a Proclamação da República, datada em 15 de novembro de 1889.
A bandeira forma junto com o Hino, as armas e o Selo Nacional, nossos símbolos. As cores que representam o Brasil, verde e amarela, só começou a ser usada em 1822 após a independência. Antes disso, as cores de Portugal eram utilizadas: branca e vermelha.
Chamada de Bandeira Imperial, a primeira da história brasileira em verde e amarelo tinha presentes os ramos de café e tabaco e a coroa imperial, que mostrava que o país estava sob o comando de Dom Pedro I.
Só em 1889, com a Proclamação da República, a bandeira mudou, primeiro sendo adotada uma provisória, por quatro dias, inspirada na bandeira norte-americana e que apresentava treze listras, como referência às treze colônias que o Brasil tinha à época.
Daí em diante, passou a ser a que utilizamos até hoje. criada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. São 27 estrelas, que representam os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Por Acrizio Galdez – Historiador