A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) realizou mais uma live para orientar e tirar dúvidas sobre o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para formação de cadastro reserva de professores da Educação Básica. A transmissão foi realizada por meio do canal da Seduc no YouTube, nesta segunda-feira (2).

Nesta segunda live sobre o PSS, foram detalhadas etapas do plano de aula, pontos importantes sobre o sistema de castro, além de esclarecer as demais dúvidas e orientações acerca do certame. “A live tem o intuito de ouvir e orientar da melhor forma possível. Na última, tivemos um quantitativo significativo de inscrições e estamos recebendo feedbacks positivos. Ressalto que as inscrições são muito importantes para a Secretaria de Educação”, disse a diretora de Planejamento, Seleção e Evidências (DIPSE), da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (SAGEP), Hellen Nyde Souza.

Plano de aula – A terceira fase do processo de seleção do PSS envolve a avaliação do plano de aula, preenchido no ato da inscrição e de caráter eliminatório. Conforme o edital, no momento da inscrição, o candidato deverá submeter via formulário eletrônico um plano de aula sobre o tema “Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima: práticas educativas na educação básica, voltadas para a defesa da preservação do meio ambiente”, sendo considerada válida somente a inscrição que contiver preenchimento integral dos campos relativos ao referido plano.
O especialista em educação da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (SAGEP), Rafael Carvalho, explicou a escolha do tema do plano de aula. “Nós havíamos discutido muito sobre que temática utilizar pensando na perspectiva deste edital e, diante da lei n° 9.981, de 6 de julho de 2023, a gente pensou em utilizar esse mote para ser transversal aos profissionais do magistério, no caso, todos os licenciados, seja em qualquer área do conhecimento dos anos iniciais ao ensino médio e em todas as modalidades do ensino regular ao da educação especial. E dentro do contexto que nós estamos vivenciando da COP 30 em 2025 e toda a discussão que tem se desenvolvido no Brasil e fora do país, a gente pensou que seria um tema muito atual e relevante até para desenvolver o currículo no próximo ano letivo”, disse.

O PSS atenderá ao Ensino Regular, para as funções de professor de Língua Brasileira de Sinais (libras), no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na Educação do Campo e Educação Escolar Quilombola. A remuneração tem como base a jornada de trabalho de 20h semanais chegando a R$2.302,74. As inscrições são gratuitas e terminam nesta terça-feira (3). Para se inscrever, clique aqui.

One thought on “SEDUC ORIENTA CANDIDATOS SOBRE O PSS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *