Dia dos Povos Indígenas é uma data comemorativa celebrada no Brasil no dia 19 de abril e tem como propósito celebrar a diversidade das histórias e das culturas dos povos indígenas brasileiros; combater preconceitos contra os indígenas; e estabelecer políticas públicas que garantam os direitos dos povos originários.

Resumo sobre o Dia dos Povos Indígenas

  • O Dia dos Povos Indígenas é celebrado em 19 de abril.
  • Tem como objetivo celebrar a diversidade das culturas e das histórias dos povos indígenas.
  • É importante para combater preconceitos, conhecer mais das culturas indígenas e exigir que os direitos desses povos sejam respeitados.
  • Foi criado por conta da pressão de Marechal Rondon sobre o governo de Getúlio Vargas.
  • Originalmente era chamado de Dia do Índio, mas o nome foi alterado por meio de uma lei de 2022.

     

Quando se comemora o Dia dos Povos Indígenas?

Já é tradicional, sobretudo nas escolas, a celebração do Dia dos Povos Indígenas. Essa data comemorativa acontece anualmente em 19 de abril, sendo voltada para celebração da diversidade cultural dos povos indígenas. É também uma oportunidade de se pensar nos avanços que devem acontecer para que os direitos aos povos indígenas sejam integralmente garantidos.

Essa data tem como propósito manter viva as histórias e as culturas dos quase 900 mil indígenas que existem no Brasil, de acordo com o Censo de 2010. Essa manutenção é fundamental, sobretudo por conta de todo o histórico de desrespeito em relação aos indígenas no Brasil.

Muitos indígenas e grupos que atuam em defesa desses povos apontam que o dia 19 de abril é mais uma data para reflexão e luta do que necessariamente de celebração, uma vez que há muito a se avançar nos direitos dos povos originários brasileiros. O órgão responsável pela proteção dos indígenas brasileiros é a Funai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *