A Justiça da Espanha condenou, nesta quinta-feira (26), um torcedor do Mallorca a um ano de prisão pelo Juizado de Instrução nº 3 de Palma, por atos racistas contra o brasileiro Vinicius Júnior e o nigeriano Samuel Chukwueze, durante os jogos entre Real Madrid e Villarreal, em fevereiro do ano passado, pela La Liga.
O criminoso também está proibido de entrar em estádios durante jogos do campeonato espanhol por um ano e meio. O torcedor dos ‘Los Bermellones’ proferiu insultos racistas contra Vinicius Júnior e foi punido com uma multa de 4 mil euros (aproximadamente R$ 22 mil) e suspensão de acesso a locais esportivos por um ano. As imagens, nas quais ele grita “Vinicius, macaco! É um p*** macaco”, foram capturadas pela TV DAZN.
Vale lembrar que três torcedores do Valência também foram condenados por insultos racistas contra o craque da seleção brasileira no ano passado, recebendo penas de oito meses de prisão e dois anos de afastamento dos estádios.
O comunicado sobre a decisão do Tribunal foi divulgado pelo Real Madrid, que relatou os fatos e declarou:
Esta é a terceira condenação criminal proferida nos últimos meses por insultos racistas recebidos por jogadores do Real Madrid.