Imagem da Catedral de Nossa Senhora de Conceição em Abaetetuba, Pará, nos anos 1940.

A construção da Catedral de Nossa Senhora da Conceição durou 7 anos, divididos em duas fases distintas. A primeira de 1933 a 1936 e a segunda de 1936 a 1939. A igreja, que começou a receber os fiéis desde 1935, foi reinaugurada no dia 28 de novembro de 1939. Ressalta-se que foi na Missa da Festividade de 1935 que foi entoado pela 1ª vez o Hino “Mater Puríssima”, versos do poeta Bruno de Menezes e do Maestro Abaetetubense Oscar Santos. A execução do Hino comoveu a todos os fiéis.

Sob o piso da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, existe enterrada uma garrafa hermeticamente lacrada, contendo o nome das pessoas que mais trabalharam para a construção do templo. Segundo os registros, são estes os nomes: Padre Inácio Magalhães, Bernardino Mendes, Raimundo Viégas, José Pinheiro Baia, José Ferreira, Joaquim Mendes Contente, Humberto Parente, Raimundo Pauxis, Oscar Solano, Raimundo Ferreira e Emiliano Pontes.

A partir de 1935, portanto, Nossa Senhora da Conceição passou a ser venerada na Igreja Matriz, mesmo sem estar concluída, e a festividade passou a ser realizada a partir de 28 de novembro de cada ano.

 

Por Acrizio Galdez – Historiador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *