Abaetetuba, no estado do Pará, tem nas festividades juninas um traço importante da sua construção cultural.

Na História Cultural ocorre o estudo de vários traços que compõem a identidade de um determinado povo, em um lugar e tempo específico. Abaetetuba, no estado do Pará, é um município com grande diversidade sociocultural, construída a partir do contexto amazônico e suas influências indígenas, do povo negro e de europeus que colonizaram estes territórios.

É válida a observação de como a identidade dos seres humanos se constitui com base nos elementos históricos culturais, mesmo diante das diferenças individuais, possibilitando a transmissão de manifestações culturais como as Festas Juninas. Na cidade de Abaetetuba, estas celebrações, como a já tradicional “Quadra Junina”, adquirem características próprias e regionais que se constituem em um elemento grandioso da cultura do município.

A valorização da memória e identidade do povo abaetetubense, a partir dos aspectos culturais presentes na história construída desde os primeiros grupos juninos, é motivo de orgulho para o povo desta cidade amazônica. Reconhecendo a importância sociocultural do evento, a prefeitura municipal, na gestão da Prefeita Francineti Carvalho, sempre promoveu, em seus mandatos, um grande festival com apresentação de grupos mirins e adultos.

Há décadas a diversidade também está representada, com o concurso Miss Junina Gay e, o município avançou em 2022, quando a jovem Diana Evans foi a vencedora do título de Miss Caipira Adulta, sendo a primeira mulher trans a conquistar o prêmio na história da competição no município.

As vésperas do mês de junho, já se aguarda mais um grande espetáculo neste ano de 2023, onde, com seus figurinos exuberantes e movimentos compassados em coreografias ricamente elaboradas mais uma vez, as quadrilhas mirins e adultas, da capital junina da Amazônia, lotarão as arquibancadas e as áreas adjacentes do Ginásio Municipal, o qual recebe as apresentações dos grupos.

Por Acrizio Galdez – Historiador.

 

 

 

 

 

 

7 thoughts on “ABAETETUBA, CIDADE JUNINA NA AMAZÔNIA.”
  1. Realmente é o melhor e maior concurso municipal do Baixo Tocantins, teve a honra de participar inúmeras vezes dançando e hoje estou atuando como marcador. Neste ano de 2023 estarei estarei com minha nova família Quadrilha Coração Junino (nas fotos da reportagem), abrilhantando esse grandioso espetáculo.

  2. Esperamos do fundo do coração que este ano a quadra junina seja realizada com o devido apoio que todos nós, grupos juninos merecemos. Pois, antes mesmo de já acontecer, nos falta apoio por parte da gestão atual municipal! Até o momento nenhuma reunião foi feita e nem sinal, da nossa tão amada Quadra Junina de Abaetetuba. Triste!

  3. A quadra junina de Abaetetuba é um marco cultural enorme e indescritível em nosso município. Hoje já estamos no mês de abril e até o momento nem sinal acerca deste evento que direciona o celeiro cultural que Abaetetuba representa. Estamos ainda esperançosos que ainda aconteça nossa tão esperada Quadra Junina 2023, pois Abaetetuba é referência por onde passa. Os grupos juninos estão praticamente prontos com seus espetáculos e com projetos caros e audaciosos, esperando o apoio da prefeitura aos grupos que mantém a chama da cultura abaetetubense acesa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *