Nos dias 16, 23 e 30 de junho e 7 de julho, as ruas de Belém vão ser tomadas por uma manifestação cultural cheia de cores e som, com os “Arrastões do Pavulagem 2024” e o calendário de atividades do Instituto Arraial do Pavulagem para a quadra junina.
Em cada edição, os arrastões reúnem, mais de 30 mil pessoas e este ano levarão às ruas o tema “O Arraial do Saber”, que vai dar visibilidade o saber das mulheres no contexto da cultura popular.

“O saber que a gente vai privilegiar é o saber das mulheres, das mestras da cultura popular, que por anos ficaram na invisibilidade. A gente quer dar foco ao saber dessas mulheres, primeiro porque o Arraial, na sua grande maioria, é formado por mulheres, desde a sua gestão até seus brincantes. Nós temos cerca 70% desse corpo de mulheres, é nossa obrigação fazer essa devolutiva, acender a luz sobre essas pessoas que estão com a gente”, falou João Guilherme, coordenador de Ensaios e Oficinas do Instituto Arraial do Pavulagem.

“Não tem ninguém que faça cultura popular onde não tenha uma mulher segurando uma barra. Essa campanha alerta para um preconceito que é cultural”, acrescentou o músico Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem.
A partir do dia 10 de maio, começam as oficinas e ensaios, que se estenderão até 12 de junho, sendo marcadas por vivências didáticas para os inscritos – as tumas já foram completadas. Durante as oficinas, os participantes aprendem as modalidades de percussão (barrica, maraca, matraca, ficheiro, tambor-onça e reco-reco), perna de pau, dança e brinquedos animados. Depois de iniciados, eles se juntam a membros mais experientes do Batalhão da Estrela nos ensaios.


Acompanhe o Calendário de ações – “Arrastões do Pavulagem 2024”
Oficinas / Ensaios: 10 de maio a 12 de junho (sede do Instituto Arraial do Pavulagem)
Rodas de boi (shows abertos da banda): 11 e 18 de maio – Praça dos Estivadores / Boulevard da Gastronomia
Oralidades: 11 de maio (sede do Instituto Arraial do Pavulagem)
Traslado Fluvial dos Mastros / Ensaio Geral / Levantação dos Mastros: 13 de junho.
Arrastões do Pavulagem: 16, 23 e 30 de junho e 7 de julho

Por Acrizio Galdez – Jornalista da RedeTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *