No Brasil temos um dia para relembrar a importância da Língua Brasileira de Sinais a data é comemorada em defesa da educação bilíngue para os surdos.
O ensino de crianças surdas em português e Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma das prioridades da Educação no Brasil hoje.
O ensino bilíngue, considerado recurso importante para que a criança surda avance na aprendizagem e na socialização, está previsto no Decreto nº 9.665/2019, que definiu as funções da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos.
Esse decreto também trata da formação de docentes para o ensino de libras. De acordo com o texto, a formação deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em letras-libras, no caso de professores de ensino fundamental, médio e superior, e em curso de graduação de pedagogia, no caso de professores de educação infantil.
As pessoas surdas têm direitos linguísticos assegurados pela Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Com a criação do Estatuto de Pessoas com Deficiência, em 2015, o mercado de trabalho para o profissional especializado em Libras está aquecido, são muitas oportunidades para quem está capacitado à comunicar-se através da Língua Brasileira de Sinais. O curso de Libras é uma grande oportunidade para quem deseja contribuir com o processo de inclusão de pessoas com deficiência auditiva.

 

Por Acrizio Galdez – Jornalista da RedeTV

One thought on “DIA NACIONAL DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *