De 2022 para cá, o Brasil comemorou algumas classificações de esportes coletivos para as Olimpíadas de Paris 2024 e chorou a eliminação de outros. A corrida olímpica não está sendo fácil, em nosso caso, principalmente para os esportes coletivos.
Abaixo mostramos um panorama das modalidades coletivas: quem está com o passaporte carimbado, quem vai ficar de fora.
Já Classificados para Paris:
Vôlei masculino – O Brasil se classificou ao ser vice-campeão do pré-olímpico do Rio de Janeiro, ficando atrás apenas da Alemanha. O vôlei masculino brasileiro, dono de três ouros (1992, 2004 e 2016) e três pratas (1984, 2008 e 2012), nunca esteve fora de Jogos Olímpicos.
Vôlei feminino – O Brasil se classificou ao ser vice-campeão do pré-olímpico de Tóquio, atrás apenas da Turquia. A seleção feminina, que foi duas vezes campeã olímpica (2008 e 2012), além de ter uma prata (2020) e dois bronzes (1996 e 2000), só não esteve presente nas quatro primeiras edições dos Jogos que incluíram a modalidade, entre Tóquio 1964 e Montreal 1976. As meninas do Brasil estão indo para sua 12ª participação olímpica.
Handebol feminino – A seleção brasileira se classificou ao conquistar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, com uma vitória por 30 a 18 contra a Argentina.
Futebol feminino – Foi a primeira modalidade brasileira a conquistar vaga para Paris, ainda em julho de 2022, ao vencer o Paraguai por 2 a 0 na semifinal da Copa América, na Colômbia. A seleção, que ainda se sagraria campeã do torneio ao derrotar as donas da casa, esteve em todas as Olimpíadas desde a inclusão do futebol feminino no programa, em 1996, e ganhou duas medalhas de prata (2004 e 2008).
Rúgbi de sete feminino – As Yaras, como são conhecidas, garantiram presença nas Olimpíadas ao conquistarem o título do Sul-Americano de rúgbi de sete pela 21ª vez, em junho, com uma vitória incontestável sobre o Chile por 45 a 7 na penúltima rodada.
Quem está fora de Paris:
Futebol masculino – Atual bicampeão olímpico, o Brasil perdeu para a Argentina por 1 a 0 no dia 11 de fevereiro, na última rodada do quadrangular final do Torneio Pré-Olímpico. Antes, havia sido derrotado pelo Paraguai por 1 a 0 na abertura do quadrangular e vencido a a Venezuela por 2 a 1, terminando essa fase do torneio com apenas três pontos em três jogos.
Basquete feminino – A seleção brasileira de basquete perdeu todas as partidas do Pré-Olímpico Feminino realizado em Belém e está fora dos Jogos Olímpicos pela segunda vez consecutiva. O basquete feminino brasileiro conquistou a prata em 1996 e o bronze em 2000, mas vem decaindo desde então.
Polo aquático masculino – As quatro seleções mais bem colocadas no Mundial de Esportes Aquáticos de Doha, que aconteceu no último mês de fevereiro, entre as equipes até então não classificadas para as Olimpíadas se garantiram em Paris. O Brasil terminou em 14º lugar e não tem mais chances de classificação.
Polo aquático feminino – As duas seleções mais bem colocadas no Mundial de Esportes Aquáticos de Doha, que aconteceu no mês de fevereiro, entre as equipes até então não classificadas para as Olimpíadas se garantiram em Paris. O Brasil, que participou apenas da Rio 2016 como país sede, terminou o Mundial em 15º lugar e não tem mais chances de classificação.
Handebol masculino – O Brasil não tem mais chances de ir para os Jogos através do Pré-Olímpico Masculino, que aconteceu de 14 a 17 de março. Em Barcelona, na Espanha.
O jogos olímpicos em 2024, acontecem do dia 26 de julho com término previsto para o dia 11 de julho.

Por Acrizio Galdez – Cronista Esportivo da RedeTV

2 thoughts on “PARIS 2024: COMEMORAMOS ALGUMAS CLASSIFICAÇÕES E LAMENTAMOS A NÃO CONQUISTA DE OUTRAS”
  1. I think that is among the most vital info for me.

    And i am happy studying your article. However should
    observation on few basic things, The web site taste is perfect,
    the articles is actually excellent : D. Good job, cheers

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *