No dia 1º de maio de 1994, há exatos 30 anos, o astro da Fórmula 1, Ayrton Senna, falecia no GP de San Marino, em Ímola. Na sétima volta da corrida, o brasileiro não conseguiu realizar curva, por conta da quebra de uma barra de direção, perdeu o controle e bateu no muro com uma velocidade maior de 200 km/h. Imediatamente, os paramédicos foram chamados, e o brasileiro não esboçava nenhuma reação, o que preocupou todos os amantes do esporte. Assim, foi levado para o hospital.
As funções vitais e os batimentos cardíacos do piloto se encerraram às 13h40min (horário de Brasília) daquele dia, no Hospital Maggiore, em Bolonha. Senna morreu aos 34 anos de idade.
Segundo relatos, Ayrton Senna não estava à vontade para correr. Isto porque no fim de semana do GP, disputado no circuito de Ímola, já estava carregado por causa de um acidente grave de Rubens Barrichello, nos treinos de sexta-feira, e da morte do austríaco Roland Ratzenberger no sábado. No domingo, 1º de maio, foi a vez de Senna.
Nascido na capital paulista, no bairro de Santana, Ayrton Sena da Silva desenvolveu sua paixão pela velocidade aos quatro anos, quando começou a competir de kart.
Aos 21 anos, Senna partiu para a Europa. Em 1981, ele assegurou o título do campeonato da Fórmula Ford 1600 no Reino Unido, vencendo 12 das 20 corridas. Em seguida, conquistou o campeonato da Fórmula 3 inglesa, que era considerado o último degrau antes da Fórmula 1.
Com apenas 24 anos, Senna iniciou sua jornada na Fórmula 1. Durante uma década, ele acumulou 41 vitórias e três títulos mundiais – em 1988, 1990 e 1991 -, todos pela equipe McLaren, consolidando-se como um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1.
No Brasil, famílias inteiras se reuniam para torcer por um brasileiro que vencia, que inspirava pessoas de todas as idades em um país com tantas dificuldades.
Ayrton, você que alegrou nossas vidas nas manhãs de domingo, nas corridas… E na vida… Você venceu!

 

Por Acrizio Galdez – Cronista Esportivo da RedeTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *